Rio Verde: Confira o resumo da sessão ordinária desta terça-feira, 26 de outubro de 2021

  • Abertura da sessão com aprovação da ata do dia 18 de outubro de 2021
  • Procedendo com a entrega de moção realizada para liga do bem, em nome da Shirley Rocha e Paulo Reis, pelo reconhecimento em proporcionar alegria para as crianças através de um dia cheio de brincadeiras, brindes, cortes de cabelo, picolés e guloseimas, realizado na quadra da escola Aurelino Ataíde de Brito.
  • Parecer e projeto aprovado: Abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$716.250,00 ao orçamento geral e da outras providências, recurso esse para a primeira etapa da construção da Orla de Rio Verde, recurso enviado pela Senadora Soraya.
  • Projeto de Lei (Vereadora Cleisymaira Paes de Souza Milléo), Nomear o ESF Campo Alegre, como ESF Salua Antônia Assis, que entra em vigor a partir de sua publicação. Justificativa: Dra. Salua, sempre prestou atendimentos em nossa cidade e sempre realizou com êxito sua profissão.
  • Projeto de Lei (Vereadora Lidiane Farias), Nomear a Rua Esquerda do bairro Novo Horizonte, como Rua Ivanil Geraldo Amorim. Justificativa: Dona Anil conhecida como (Dona Vani), nasceu em 03 de maio de 1951 em Coxim, se casou em 1978 com o Senhor Ivo Amorim, veio residir em 1986 em Rio Verde, e foi uma das vítimas da enchente em 1988. Assim como outras famílias foram para o bairro Novo Horizonte, onde foi uma das fundadoras.
  • Moção de Pesar 170/2021 (Vereadora Cleisymaira Paes de Souza Milléo) Moção de pesar ao falecimento de Jovelina da Costa (Dona Fia), a perda de uma pessoa querida nos deixa tristes, os mais sinceros votos de todos os vereadores desta casa.

ORDEM DO DIA

Vereador José Pimenta: Cumprimenta a todos, fala brevemente sobre a ida a Brasília, onde a Senadora Soraya já sinalizou o ESF Jardim Semiramis, sobre a visita a SUDECO e agradece as demais oportunidades, onde o mesmo teve que se ausentar devido a problemas de saúde familiar.

Vereadora Laine Dimeira: Cumprimenta a todos, e começa suas indicações a Secretaria de Obras, pedindo a manutenção da Rua Campo Grande, no bairro Nova Rio Verde, onde a rua se encontra com muitas erosões e até gramas estão tomando conta, necessita também de uma sinalização, para evitar acidentes, junto a rua General Jardim. A segunda indicação é o pedido de mutirão de limpeza para ser realizado em todos os bairros. O vereador José Odorico, pede uma intervenção na fala e coloca sua reivindicação onde também deve ter um mutirão contra a dengue nos bairros. Já a vereadora Lidiane, pede ao Secretário de Obras que faça um cronograma de limpeza pesada, pois muitos moradores precisam podar suas árvores, se desfazer de sofás e outros entulhos e não tem onde descartar.

Vereador Carlos Pontes: Agradece a todos que estão na Casa de Leis, a todos que os ouvem através das rádios. Começa com uma indicação a Secretaria de Obras para reposição de lâmpada na rua Aureliano Martins Alves, 821 próximo ao secador. A segunda indicação é sobre o terreno atrás do antigo hospital do Dr Winston, para que a Secretaria de obras retire os materiais depositados para socorro as ruas, onde está servindo para depósito de entulhos e galhos, além de lixos. O local era utilizado por moradores como prática de esporte e lazer.

Vereador Emerson Flores: Agradece por mais um dia, cumprimenta a todos na Casa de Leis. Começa com uma indicação, solicitando junto ao gabinete do Prefeito a revitalização da Praça do João de Barro, muito mato, as calçadas não existem mais e as gramas acabaram. O primeiro requerimento é que o vereador solicita a informação porque as emissoras, Band, Record e SBT que não está tendo sinal em nossa cidade. O segundo requerimento é saber qual secretaria cabe a competência o recolhimento os pneus e como está sendo feita essa coleta, nas bicicletarias e borracharias, para que esse descarte não seja incorreto.

Vereador Nivaldo: Cumprimenta a todos, diz como foi produtiva a ida a Brasília. Começa com requerimento a secretaria de obras para limpeza da rua Vaticano sentido ao Parque de Exposição, onde as terras das ruas paralelas descem para o asfalto. O outro requerimento é para Rua Projetada A, Vila do Cato, a rua sem saída, onde moradores estão fazendo descarte de lixos, animais mortos e o mato está bem alto, pedido a secretaria de obras onde meio dia de serviço consegue fazer essa limpeza com a carregadeira e caçamba. O terceiro requerimento é para a Rua Pernambuco, às margens da 427 ao lado do motódromo, onde possui uma crateca que está engolindo a rua.

Vereador Amauri Olartechea: Na oportunidade, o vereador cumprimenta aos demais e começa suas indicações. Que em Rio Verde seja viabilizado o CCZ, para o bem estar dos animais e da população. Indicação para manutenção nas margens da 163 do Espetinho da Maria até a Auto Elétrica Paraná, pois estão com muitas crateras naquela rua. Manutenção da Rua Alcides Pitan, no bairro Jardim Alvorada, onde águas das chuvas estão invadindo as residências. Rua Santa Cataria, no Jardim Semiramis onde o carro da APAE não consegue chegar para buscar alunos. Rua Vaticano a troca de lâmpadas na Ceramitelha, qual encontra escura. Manutenção na Rua Monte Castelo no bairro Nhecolândia, Rua Erotildes Manoel na Vila do Coveiro e Rua Porfírio Gonçalves, um tapa buraco, pois a rua está se abrindo devido aos buracos e com a enxurrada está arrancando o asfalto.

Vereador Joanes Pimentel: Cumprimenta a todos ouvintes e começa suas indicações e requerimentos, pedindo o Nivelamento da Rua Antônio Raposo na Nova Rio Verde, onde encontra empoçamento de água nos acessos as casas. Patrolamento nas ruas Inemam de Lara Rocha e Israel Alves Pereira, ruas essas não asfaltadas e com valetas, principalmente pós chuvas. Na oportunidade o vereador faz uma moção de congratulação ao Empresário Antônio Jeferson Neri, que desde muito cedo começou a trabalhar com sua mão para ajudar em casa, estudou, trabalhou, serviu ao quartel, hoje em dia é proprietário da padaria Leite e Mel e a pouco conquistou mais uma empresa conceituada de nossa cidade, a padaria Pão Quente.

Vereadora Lidiane Farias: A vereadora cumprimentou a todos que estão ouvindo pelas rádios e fez suas indicações e requerimentos, sendo: Manutenção e troca de lâmpadas em todo o bairro Novo Horizonte. Troca de lâmpadas nas casas de número 99 e 92 na Cohab Vila Nova. Faz um requerimento a Superintendência Regional do Norte, sobre o INSS, que em Rio Verde está sem perito desde 2017, moradores precisam se deslocar até cidades vizinhas para atendimento, e precisa de uma resposta. O segundo requerimento é Melhorias e manutenção predial no prédio do Vale renda, hoje chamado de Mais Social, órgão do Estado, que precisa de uma maior atenção ao atendimento ao público, e imagens internas mostram a precariedade do local, onde funcionários estão utilizando até de próprios computadores, pela falta de materiais para trabalhar. Na oportunidade deixa uma moção de aplausos e gratidão a Dona Volnete e família, pelo belíssimo atendimento prestado por todos esses anos, como comerciantes em nossa cidade.

Vereador José Odorico: Agradece a oportunidade, aos ouvintes. Suas indicações: Cascalhamento da rua Estácio de Toledo Maciel na Vila Nova. Manutenção na Rua CM18, no bairro Coronel Manoel Mariano, onde devido a uma contenção de terra está empoçando água, também solicita a troca de lâmpada frente a essa mesma residência, que mesmo com pedidos ainda não foi feita. Outra indicação é o reforço para que seja tampado a cratera em frente ao ESF Vila Nova. E faz um requerimento para que tenha um mutirão de combate a dengue na cidade de Rio Verde, pós chuvas.

GRANDE EXPEDIENTE

Durante o grande expediente os vereadores tiveram dez minutos cada para discorrer sobre seus assuntos, justificativas, elogios, pedidos.

Vereadora Laine Dimeira: Chama atenção ao FUNDEB, para a valorização dos professores, onde discorre sobre a importância da busca pelo 14º salário a quem ensina diariamente. Que através deste requerimento, o executivo venha a pagar o 14º salário aos professores e trabalhadores da educação.

Vereador Carlos Pontes: Agradece a todos que ainda estão ouvindo e assistindo a sessão através das rádios e redes sociais. Fala sobre a recepção em Brasília, junto ao vereador Joanes vem agradecer a Senadora Soraya por estar cuidando de Rio Verde, disponibilizando emenda para revitalização da orla, e já sinalizar emendas para o ano de 2022, obra essa que vai totalizar 3 milhões de reais. Agradece a Rose Modesto, pelo atendimento diferenciado, trabalho prestado, onde a mesma viabilizou uma escola no valor de 4 milhões de reais para Rio Verde. Ao deputado Luiz Ovando pela sua humildade e atendimento e ao Deputado Vander pelo compromisso com Rio Verde.

Vereador Emerson Flores: Discorreu sobre seus requerimentos e indicações feitos durante o pequeno expediente.

Veredora Cleisymaira Paes de Souza Milléo: Durante sua fala diz: Deus é bom o tempo todo. O tempo todo Deus é bom. Agradece pela oportunidade de representar Rio Verde junto aos demais vereadores, a busca e melhoria em Brasília, o que resultou muitas coisas boas. Agradecer a Deputada Rose pela emenda de 500 mil reais e mais os 4 milhões já empenhados para construção da escola. Ao Deputado Vander, sempre gentil e de portas abertas a nos receber. A Deputada Soraya pela destinação de emendas e cuidado por nossa cidade. Pela felicidade ao encontro no gabinete da Ministra Damares, uma mulher de fé, que nos recepcionou com muito empenho. As buscas em Brasília foram também para a reforma do ILPE e o pedido de um carro traçado para atender a zona rural, por meio do Conselho Tutelar. Agradece as rádios pelas transmissões e deseja uma bela semana a todos.

Vereador Amauri Olartechea: Agradece a Deus pela oportunidade, fala sobre suas indicações e requerimentos, sobre o projeto de lei da Associação de Ecoterapia, sobre a importância desse projeto que já melhorou a saúde de muitas pessoas. Em nome do Robson Rodrigues (Robinho) agradece pela receptividade com a Ministra Tereza Cristina, onde foi feito pedido de maquinários para atender os assentamentos de Rio Verde. Cada ida a Brasília é um aprendizado. Reforça o requerimento pelo pedido a CCZ. E informa que a Vigilância Sanitária estará fazendo a castração de machos de 1 ano a 8 anos a partir de quinta-feira, através de agendamentos pelo 3292-3399.

Vereador Joanes Pimentel: Cumprimenta e agradece a população. Parabeniza ao diretor do hospital Hali Martins, pelo atendimento prestado a toda população, ao Ernani pela correção da estrada junto a Secretaria de Obras, parabeniza a todos os amigos do Adãozinho do Insulfilme que se prontificaram a fazer um almoço beneficente para custear seu tratamento. Vereadora Soraya, através da SUDECO, protocolou pedidos para os caminhões trucado (pipa e coleta de lixo) para atender Rio Verde. Agradece a recepção da Ministra Tereza Cristina. Agradece a todos os vereadores, que assinam juntos, porque sem equipe não somos nada. Que todos tenham uma ótima tarde e ótima semana.

Vereador José Odorico: Falou sobre suas indicações de cascalhamento, recuperação de rua e troca de lâmpadas, diz a população que está a disposição assim como os demais vereadores para resolver os problemas municipais. Que a viagem à Brasília foi mais um aprendizado, que tiveram ótimas conversas, projetos, emendas, que o intuito de todos é apenas um, o bem público da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.