Pacientes de São Gabriel do Oeste com Coronavírus são transferidos para São Paulo
Dois pacientes com Coronavírus (Covid-19) de São Gabriel do Oeste foram transferidos no final da tarde desta segunda-feira (7) para São Paulo. Eles foram de ambulâncias até a Base Aérea de Campo Grande e de lá decolaram por volta das 16 horas com destino ao aeroporto de Congonhas.
Um terceiro paciente, também de São Gabriel do Oeste, passou mal no caminho até a Capital e teve de retornar para a origem. Todos estavam internados no Hospital Municipal José Valdir Antunes e foram transferidos com autorizações das respectivas famílias.
Desde o mês passado a direção do Hospital Municipal pede a colaboração da população no enfrentamento da doença e vem anunciando o colapso da saúde em São Gabriel do Oeste, que está trabalhando há mais de duas semanas com capacidade acima do suportado pela estrutura.
Com a transferência de hoje, Mato Grosso do Sul soma 16 pacientes encaminhados para internações em outros estados. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, agradeceu o gesto humanitário do governo de São Paulo. “Seremos eternamente gratos com São Paulo, assim como Rondônia, por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”, destacou.
Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília. A Central Estadual de Regulação está levantando a possibilidade de novas transferências. O Estado também realiza tratativa para a transferência de pacientes para o município de São Bernardo do Campo (SP) e para o do Amazonas.