Após lockdown de quatro dias, centro de Coxim bomba de gente e registra filas ‘quilométricas’
Coxim acaba de ser liberada de quatro dias de lockdown, decretado como medida de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), mas, a forma como as pessoas voltaram à normalidade é assustadora. O centro está bombando de gente. Nos pontos onde se concentram agências e correspondentes bancários as filas são quilométricas.
É que o término do período de restrições se juntou ao quinto dia útil, data de pagamento. Muitas pessoas recebem e vão ao centro pagar contas, acessando a rede bancária e lojas. O ideal seria que as pessoas voltassem a normalidade de forma regrada, mas, a necessidade individual acaba prevalecendo e nem tem como fazer julgamentos.
O encanador J.P.S.S., de 48 anos, está com a energia no corte desde sábado (5) e não teve outra opção, encarou uma das filas para não deixar a família sem energia. “Aí a senhora me pergunta, mas porque não pagou antes e eu vou responder que o dinheiro das diárias só entrou no sábado, justamente quando estava tudo fechado”, se antecipou o entrevistado.
A orientação da Vigilância Sanitária é que as pessoas recorram aos aplicativos bancários, como forma de diminuir as filas. Quem puder deve deixar para ir às agências e correspondentes em outros dias, quando o movimento estiver menor. Em caso de extrema necessidade o pedido é que todos sigam os protocolos de usar máscaras, manter distância de um metro e meio e higienizar as mãos.
Outra preocupação das autoridades em saúde é a proximidade do dia dos namorados, celebrado no sábado, 12 de junho. É uma data de muito movimento no comércio em geral, com grande circulação de pessoas. É a semana em que os apaixonados vão às compras na tentativa de materializar o amor com presentes.
A dica é que as pessoas procurem horários alternativos para compras, de menor movimento. Outra opção é solicitar condicional em casa, muitas lojas de Coxim trabalham nesse sistema. Só não pode esquecer os protocolos de higiene, o ideal é acrescentar o uso de luvas descartáveis, uma vez que os produtos vão ser manuseados por diversas pessoas.