Ataque russo no centro de Kharkiv deixa ao menos 10 mortos, diz Ucrânia
Um ataque aéreo russo contra um prédio do governo em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, deixou ao menos dez mortos e 20 feridos, segundo autoridades ucranianas. A ação do Exército russo foi registrada em imagens e marca o sexto dia da invasão da Rússia. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky disse que o ataque à cidade mostra que a Rússia está praticando “terrorismo“.
Capital do país, Kiev continua sob tensão e é vista por Zelensky como principal foco da Rússia. Um comboiorusso foi identificado nas proximidades da capital, mantendo pressão sobre Kiev. Sirenes têm sido acionadas constantemente para alertar a população, pedindo para que as pessoas se dirijam para abrigos de defesa.
A região da capital terá novo toque de recolher entre as 20h de hoje e as 7h de quarta (2), no horário local. A administração de Kiev pede que as pessoas respeitem o toque de recolher porque “há batalhas pesadas em algumas regiões”
A 100 quilômetros de Kharkiv, ao menos 70 soldados ucranianos foram mortos após o ataque a uma base militar em Okhtyrka.
Mais de 660 mil pessoas já deixaram a Ucrânia em razão do conflito na região, segundo o Acnur (Alto Comissariado da Organizações das Nações Unidas para os Refugiados). Cerca de um milhão de pessoas fugiram de suas casas, mas continuam no país, segundo o órgão.