São Paulo permanece com chuva forte e risco de deslizamentos nesta segunda

Após um final de semana de chuvas intensas no estado de São Paulo, que deixaram ao menos 19 mortos em todo o estado, a capital paulista amanheceu com áreas de instabilidade de fraca até moderada intensidade nesta segunda-feira (31).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o tempo instável deve persistir ao longo do dia e ganhar força entre a tarde e a noite. Os termômetros devem variar na cidade entre 18 ºC e 24ºC.

O CGE espera que o sol volte a aparecer no decorrer desta terça-feira (1), o que deve aumentar as temperaturas em parte do dia e aliviar o efeito das chuvas. “Entretanto, as chuvas devem retornar para a capital paulista na forma de pancadas entre o final da tarde e o início da noite”, disse o CGE.

A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, destaca que todo o estado de São Paulo está sujeito a chuva volumosa nesta segunda (31), com possibilidade para mais transtornos.

A previsão da Climatempo vai ao encontro do CGE, apontando que as áreas instáveis devem diminuir nesta terça-feira (1), porém, como o solo já está encharcado, o risco de deslizamento e alagamentos permanecerão altos.

As fortes chuvas que atingiram o estado são explicadas por uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – umidade que vem do Norte do país convergindo com uma frente fria estacionária no litoral paulista.

A Climatempo informou que a atuação da ZCAS sobre São Paulo provocou, entre sábado (29) e domingo (30), de 80 mm a 170 mm pelas áreas centro e leste do estado.

“O acumulado de 4 dias (de 26 a 30 de janeiro) ficou muito próximo (ou até superou) da média histórica de chuva, que varia de 250 mm a 300 mm para a maioria das áreas do estado de São Paulo, considerando cálculos do Inmet para o período de 1981 a 2010”, informou a Climatempo.

Por exemplo, na capital paulista, na estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de Mirante de Santana, na zona norte da cidade, choveu 308mm ao longo de janeiro. Quase metade, 144,2 mm, aconteceu entre os dias 26 e 30 do mês.

“Não se descarta a possibilidade de novos danos no início desta semana. Ainda há condição para chuva severa em todo o centro-norte e noroeste de São Paulo, Vale do Paraíba, Grande São Paulo, sul de Minas Gerais, triângulo mineiro, nordeste de Mato Grosso do Sul e extremo sudeste de Goiás”, informou a Climatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.