Servidores estaduais de MS terão abono incorporado ao salário e projeto de reajuste será apresentado após o feriado

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), anunciou na manhã desta terça-feira (9) que projeto de Lei com reajuste dos servidores estaduais a partir de janeiro de 2022 será encaminhado na terça-feira da semana que vem — dia 16 — para análise na Alems (Assembleia Legislativa de MS). O chefe do Executivo confirmou, ainda, que o abono será incorporado ao salário dos funcionários públicos.

“Terça-feira, às 9h, vamos na Alems com todas as leis e com todo detalhamento que estamos terminando de validar as categorias”, disse Azambuja, pontuando que os percentuais do reajuste ainda estão sendo definidos, mas garantiu que um percentual será apresentado na terça-feira para todas as categorias.

Ainda conforme o anúncio do governo, o fato de MS se adequar ao limite prudencial de gastos com pessoal, que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal, este ano, destrava todas as promoções e progressões aos servidores. O abono varia por categoria e pode chegar a R$ 200.

Anúncio adiado

Inicialmente, o governo do Estado havia confirmado que o percentual de reajuste seria anunciado nesta terça-feira (9), mas os valores só serão revelados na entrega da proposta à Alems, na semana que vem. 

Este ano, acolhido por pareceres do MPMS (Ministério Público de MS) e TCE-MS (Tribunal de Contas de MS), o governo não revisou os salários. Dessa forma, as categorias esperam que o reajuste seja proporcional ao período perdido, com objetivo de repor as perdas com a inflação, que disparou e pressiona o custo de vida dos sul-mato-grossenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.