Edilson Magro solicita ao governo do Estado 20 mil doses de vacina da Janssen para Coxim
O prefeito Edilson Magro (DEM) pediu ao governo do Estado 20 mil doses de vacinas da Janssen para Coxim. A solicitação foi protocolada nesta sexta-feira (11). Caso a secretaria de Estado de Saúde atenda ao pedido, Coxim vai conseguir imunizar praticamente todas as pessoas maiores de 18 anos até o final de junho.
Segundo o prefeito, o pedido foi acompanhado de um panorama do Coronavírus (Covid-19) em Coxim e, consequentemente, das dificuldades que o município tem de cercar os casos da doença, por ser polo e receber diariamente pessoas das outras cidades da região norte de Mato Grosso do Sul.
Outra preocupação de Edilson é com a alta taxa de internação em decorrência da doença no Hospital Regional Álvaro Fontoura, que tem recebido pacientes de vários municípios sul-mato-grossenses e há dias está operando acima da capacidade. Tanto os leitos clínicos, quanto os intensivos, passaram os últimos 15 dias lotados.
As vacinas da Janssen, que é um braço farmacêutico da Johnsonamp;amp;Johnson, imunizam com apenas uma dose. Na terça-feira (15) chega o primeiro lote ao Brasil e nas horas seguintes deve ser distribuído aos Estados. A previsão é que Mato Grosso do Sul receba 150 mil doses. Caso Coxim receba as 20 mil doses a secretaria Municipal de Saúde vai ter de montar uma força tarefa, pois o lote vence no dia 27.
De acordo com o vacinômetro da Prefeitura, Coxim já aplicou a primeira dose em mais de 37% da população, que é de 33.459 pessoas. O município recebeu 16.912 (8.780 de Oxford/Astrazeneca e 7.250 de Coronavac). Com a segunda dose foram imunizadas 3.566 pessoas. A última campanha já deu início a vacinação de quem tem 50 anos ou mais.