Criança de 2 anos é a americana mais jovem a ingressar ‘sociedade de gênios’
Uma criança de Los Angeles se tornou o membro americano mais jovem da Mensa, grupo onde a adesão é estritamente limitada àqueles que pontuam nos níveis mais altos em testes de QI.
Kashe Quest tem apenas dois anos, mas suas habilidades incluem nomear todos os elementos da tabela periódica, identificar todos os 50 estados dos EUA por forma e localização, aprender espanhol e decifrar padrões, de acordo com seus pais.
“Ela sempre nos mostrou, mais do que tudo, a propensão de explorar os arredores e fazer perguntas”, disse Devon, pai de Kashe. “Se ela não sabe algo, ela quer saber o que é e como funciona e, uma vez que aprende, ela o aplica.”
Sua família disse que, assim que Kashe disse sua primeira palavra, suas habilidades se desenvolveram rapidamente. Logo ela estava falando frases que continham cinco ou mais palavras.
Pelas observações que a criança fazia diariamente, a família notou que ela poderia ser avançada para a idade.
Uma criança diferente
“Uma vez que seu pediatra também reconheceu isso, em seu check-up de 18 meses, eu disse ao médico onde ela (Kashe) estava termos de formulação de formas e núcleos de números e queria sua perspectiva sobre tudo isso; e ela disse que era incrível, algo que valia a pena examinar”, afirmou a mãe de Kashe, Sukhjit.
Então, eles decidiram levá-la a um psicólogo, que aplicou o teste Mensa. O resultado? Kashe tinha um QI de 146, de acordo com seus pais.
Para ingressar na Mensa, os candidatos devem pontuar igual ou acima de 98% em um teste de inteligência padrão.
“Acho que o que mais aprendemos com isso foi que queríamos ter certeza de que estávamos dando a ela tudo de que ela também precisava, em termos de desenvolvimento, curiosidade natural e disposição”, disse a mãe.
A família está focada no progresso de Kashe e diz a ela que está “orgulhosa”, quando ela fica frustrada ao tentar fazer uma tarefa. Em troca, Kashe exibe sua inteligência emocional, também os encorajando.
“Se ela me ver tentando abrir um vidro de picles, vai chegar e dizer: ‘Pai, estou tão orgulhosa de você!'”.
Criar uma pré-escola para ajudar no progresso
Outra maneira de estimular o progresso de Kashe é por meio da criação de uma pré-escola. Amãe Sukhjit tem formação em Educação e, entre trabalhar com Kashe em casa e uma necessidade criada em sua comunidade por meio da pandemia, nasceu a Modern Schoolhouse.
“Ela ainda tem dois anos de idade e precisa estar com crianças de sua idade, e não ser pressionada para ser mais velha do que precisa ou agir como mais velha do que precisa ser”, disse a mãe.
A pré-escola foi inaugurada em outubro com 12 crianças presentes. Eles esperam expandir para um prédio maior para acomodar a lista de espera.
A comunicação intencional é a chave
Com uma criança tão avançada, os pais de Kashe dizem que não se comunicam de maneira diferente com ela. No entanto, eles estão aprendendo a ser intencionais com suas palavras e com a comunicação, uma vez que ela repete as palavras que eles dizem.
“Isso nos ensinou a ter paciência para nos comunicarmos com ela e estamos muito conscientes das palavras que usamos com ela e de como explicamos as coisas”, disse Sukhjit. “Definitivamente, nos ensinou como ser melhores comunicadores uns com os outros e coletivamente como uma família, porque todos temos que estar na mesma página.”
Mesmo que eles queiram encorajá-la a aprender, todas as suas habilidades estão se desenvolvendo em seu próprio ritmo. “Ao criar um filho, você deseja dar-lhe essas habilidades e essa mentalidade construtiva, para que se torne um indivíduo forte”, disse a mãe da criança.