Hacker invade sistema de loja e pede resgate de 7 mil dólares em bitcoins

O dono de uma loja de presentes e decoração localizada na Rua 14 de Julho, em Campo Grande, procurou a polícia depois que o sistema interno da empresa foi invadido por hacker que exigia o pagamento de resgate para permitir o restabelecimento da intranet. Conforme registrado em boletim de ocorrência, o invasor queria receber pagamento de 7 mil dólares em bitcoins, moeda digital.

O empresário relatou aos policiais que, por volta das 10h de segunda-feira (10), o sistema travou e foi reiniciado. Naquele momento, na área de trabalho do computador principal surgiu mensagem em inglês informando que dados haviam sido criptografados e que o usuário deveria fazer contato a conta de e-mail honestandhope@qq.com para resolver o problema.

Na resposta à mensagem enviada pela vítima veio a exigência do pagamento equivalente a R$ 36.610, uma vez que o dólar fechou cotado em R$ 5,23 na segunda-feira, dia do golpe.

O empresário descobriu que se tratava de “um ataque de Ransomware, que consiste num código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um determinado equipamento, geralmente usando criptograma, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário”. O pagamento pelo “sequestro” geralmente é feito via bitcoins, ainda segundo relatado em boletim de ocorrência.

A vítima do ataque virtual registrou que o backup dos dados da loja, que era realizado semanalmente no HD externo, também foi comprometido, porque estava conectado no computador do servidor da empresa.

O caso foi registrado como tentativa de extorsão e será investigado pela Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.