Campo Grande registra oitava menor inflação entre capitais

Campo Grande registrou uma inflação de 0,92% em fevereiro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice ficou acima do percentual do país, 0,86% e foi o oitavo menor entre as 16 capitais em que o IBGE mede a variação da inflação. Entretanto, no acumulado de 2021, Campo Grande tem um índice de 1,45%. É o terceiro maior, abaixo somente de Fortaleza, com 1,85% e Rio Branco, com 1,50%.

De acordo com o IBGE, dos nove grupo de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em fevereiro. O maior impacto no índice da capital sul-mato-grossense veio do grupo “Transportes”, influenciado pela alta no preço da gasolina.

A maior alta, entretanto, veio do grupo “Educação”, com 3,74%. Outros destaques entre os produtos que registraram aumento de preço estão nos segmentos de “Artigos de Residência”, com 1,67% e “Vestuário”, com 0,98%.

Por outro lado, o grupo “Alimentação e Bebidas” teve queda de preços de 0,33% e o “Habitação”, uma retração de 0,54%.

“Temos tido aumentos no preço da gasolina, que são dados nas refinarias, mas uma parte deles acaba sendo repassada ao consumidor final. No início de fevereiro, por exemplo, tivemos um aumento de 8%, e depois de mais de 10% (no Brasil). Esses aumentos subsequentes no preço do combustível explicam essa alta”, diz o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.