Disputa pelo Senado tem Tereza Cristina como líder isolada

Faltando pouco menos de três meses para a eleição que definirá novos nomes para o Congresso Nacional, a ex-ministra da Agricultura e deputada federal Tereza Cristina (PP) lidera pesquisa eleitoral feita pelo Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul (Ipems), em parceria com o Correio do Estado, para o Senado, com 34,99% das intenções de voto.  

Neste mesmo cenário estimulado, em que uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, aparece em seguida o ex-juiz federal Odilon de Oliveira (PSD), com 15,93%, o ex-ministro da Saúde e deputado federal Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), com 8,40%, e o professor universitário Tiago Botelho (PT), com 3,39%.

Figura em quinto lugar o promotor de Justiça aposentado Sérgio Harfouche (Avante), com 2,60%. Atrás estão o ex-prefeito de Costa Rica Waldeli Rosa (MDB), com 2,03%, Adonis Marcos (Psol), com 1,42%, Wilson Joaquim (PSC), com 1,21%, Henrique Medeiros (PV), com 0,78%, e, por fim, Jeferson Bezerra (Agir36), com 0,38%.  

Dos 1.665 entrevistados, 28,87% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa feita entre os dias 26 de junho e 2 de julho nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Na modalidade estimulada, o entrevistado escolhe um nome entre os citados pelo entrevistador.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita nomes, apenas pergunta em quem o entrevistado votaria para senador, o cenário é semelhante: 

Tereza Cristina tem 5,69%; Odilon, 0,91%; Mandetta, 0,41%; Tiago, 0,25%; Harfouche, 0,14%; e Adonis e Waldeli, 0,05% cada. Neste cenário quem vence são os indecisos ou que não quiseram opinar: 91,83%.  

A amostragem encomendada pelo Correio do Estado tem margem de erro de 2,40%, grau de confiança de 95% e está registrada sob o número MS-04652/2022, conforme Resolução nº 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

CALENDÁRIO

Seguindo o calendário eleitoral, todos os citados são pré-candidatos ao Senado e só podem fazer campanha entre o dia 16 de agosto e 1º de outubro, véspera da eleição que definirá presidente da República, senador, governador e deputados estaduais e federais. 

No dia 20, começa o prazo para que os partidos façam suas convenções partidárias, nas quais oficializarão os nomes dos candidatos aos cargos eletivos, sendo 5 de agosto o último dia.  

VAGA

Mato Grosso do Sul conta com três cadeiras no Senado, porém, somente uma será desocupada no fim deste ano: Simone Tebet (MDB), que vislumbra a Presidência da República, termina mandato de 8 anos; Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (União Brasil) ficam por mais quatro anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.