Decisão sobre aumento da Energisa na conta de luz em MS é adiada

Tanto a concessionária de distribuição de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, a Energisa, quanto o Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa/MS) pediram a dilação do prazo para homologar o reajuste da tarifa de energia junto à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), justamente após ações na Justiça questionando a tarifa praticada.

A reunião ordinária que homologaria o reajuste aconteceu nesta terça-feira (5) com previsão da vigência do reajuste para o dia 8 de abril. Agora, a nova reunião deve acontecer na terça-feira anterior ao dia 30 de abril, nova data fixada para vigência do aumento.

Negociação da Energisa

A presidente do Concen, Rosimeire Costa, disse ao Jornal Midiamax que o adiamento se deu após intensas negociações “com soma de esforços” para atenuar os impactos ao consumidor, previstos na casa dos dois dígitos.

Vale lembrar que o reajuste cogitado é de 16% para o bolso do consumidor. Previsto em contrato, o valor é oriundo da inflação acumulada dos últimos 12 meses pelo IGP-M (Índice Geral de Preços ao Consumidor), usado como base para os reajustes e que está em contrato até 2026.

“Ontem mesmo tivemos rodada com a área técnica da Aneel e alinhamos com a Energisa para seguirmos com as negociações. Consideramos que qualquer percentual para amenizar o efeito ao consumidor é muito importante. Com o adiamento, ganhamos um fôlego para buscar possibilidade de redução em cada rubrica possível”, diz a presidente. No entanto, ela negou que as duas ações tenham relação direta com o pedido de adiamento.

Já a Energisa se manifestou em nota dizendo que é sensível ao momento atual e que pediu à Aneel o adiamento do reajuste tarifário, que entraria em vigor no dia 8 com o propósito de amenizar o impacto na conta de luz “em virtude do término da bandeira de escassez hídrica, prevista para o fim deste mês”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.