Rio Verde: Sessão ordinária desta quinta-feira, 03 de março de 2022

Início da sessão ordinária.

– Entrega de Moção em autoria do Vereador Nivaldo Henrique. Moção de Congratulação para o empresário Danúbio Dias Rodrigues, proprietário da Star Moto Peças, pelo reconhecimento em empreender e desempenhar um papel gerando economia para a nossa cidade.

Leitura do projeto e aprovação REFIS – para recuperação de crédito do município. O parcelamento não poderá ser inferior a 100,00 para pessoas físicas e 200,00 para pessoas jurídicas.

ORDEM DO DIA

Vereador Nivaldo Henrique – Cumprimenta a todos, indicação de iluminação pública, que dê prioridade a Almirante Tamandaré frente a Escola César Galvão, Rua Xavier de Abreu 720, Rua José Maria da Costa Diniz na Vila Nova, locais que requerem muita prioridade, a noite está muito escuro. Indicação de paliativo na Rua Aldemira, cruzamento com Ângelo Vaz da Silveira, moradores deixam os veículos na casa de outras pessoas, pois não conseguem chegar até nas residências. Requerimento ao Prefeito, para questionar sobre o ônibus que leva os jovens ao município de coxim.

Vereadora Laine Dimeira – Cumprimenta a todos ouvintes, profissionais de educação e parabeniza pelo movimento pacífico na data de ontem. Indicação à secretaria de obras, região do grotão, Colônia Paredes, onde a situação está só piorando, desde novembro esse meu pedido, está intransitável, com as chuvas piora. Segunda indicação também manutenção das Ruas Onofre Antonio e Ida C. Stival, onde os buracos estão causando prejuízos financeiros. Moção de Congratulação ao Delegado, Dr Gabriel Cardoso, pela recuperação de objetos furtados ultimamente em nossa cidade, essa moção é em face do Delegado e sua equipe, perito, investigadores e policiais.

Vereador Emerson Flores – Cumprimenta aos presente e ouvintes. Indicação ao Gabinete do Prefeito, para que seja feito o muro da unidade de saúde do Paraíso Cacerense.Indicação à secretaria de obras, Iluminação Pública na Ângelo Vaz da Silveira, onde está escuro e o pessoal espera o ônibus nessa rua. Indicação à secretaria de obras, iluminação pública, na Alcides Pitan no Bairro Jardim Alvorada. Indicação de limpeza no Parque Santos Dumont, nas localidades do motel. Indicação de limpeza nos bairros Jardim Aeroporto I e II.

Vereador José Pimenta – Indicações para manutenção das ruas, Rua Madeira, no Ouro Verde, Rua Manoel Zainha, no Santa Terezinha, que estão intransitáveis. Indicação de iluminação Pública na Almirante Barroso, peço ao Secretário de Obras que dê uma atenção especial. Moção em face do belíssimo projeto Natal, feito pela Isis Marques e amigas, onde houve a distribuição de presentes as crianças nessa data tão especial.

Vereador Amauri Olartechea – Indicações para manutenção de toda iluminação dos bairros Figueirinha e Novo Horizonte. Pede para subscrever com a vereadora Laine, e pede junto a ela o levantamento da estrada rural, para escoamento das águas durante as chuvas.

Vereador Joanes Pimentel – Parabeniza o Prefeito e a Secretaria de Obras, pela implantação das lâmpadas de LED que estão sendo instaladas em nosso município. Solicito a manutenção da Rua Leopoldo Ferronato, na Nova Rio Verde, onde vários postes estão sem lâmpadas. Solicito um paliativo no Coronel Manoel Mariano, onde os moradores estão reclamando bastante, pois está intransitável, podendo causar acidentes. Reforço o pedido de regularização da iluminação da General Jardim. Reforço da indicação feita em 30 de novembro, onde pedi cobertura nos pontos, onde o pessoal espera os ônibus da aurora. Indicação de rondas ostensivas, próximo aos pontos, pois muitas mulheres pegam ônibus ou descem pela madrugada e sempre tem pessoas rondando esses locais. Manutenção das estradas do Colégio Rural, Pimenteira, onde com as chuvas, fica difícil a locomoção. Reforço do pedido para que a secretaria de Educação consiga resolver a situação dos ônibus, nas proximidades da Fazenda Entre Rios na Colônia Paredes, o ônibus não está passando para pegar as crianças para escola, após conversa com o Secretário, o mesmo disse que aguarda a licitação e brevemente será solucionado essa questão.

LEITURA DE PROJETO E PARECERES

Projeto que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a proceder a criação de rubrica orçamentária e abertura de crédito adicional especial por superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior no valor de R$1.000.000,00 ao orçamento geral do município para compra de terreno para construção de escola.

Durante a discussão do projeto, os vereadores discorreram sobre os assuntos e dúvidas que tinham sobre a compra deste terreno, que receberá uma escola através de emenda já recebida e contra partida do município. Os vereadores José Odorico, Laine Dimeira e Lidiane Farias não concordam com o projeto, onde o mesmo em suas opiniões pode haver divergências a outros projetos apresentados também pelo executivo, mas que não serão contra, pelo fato da construção da escola ser uma prioridade. Os demais vereadores entendem a pressa da aprovação da compra desse terreno, pois é um local muito estratégico e bem localizado para atender principalmente Vila Nova, Bella Suíça e Adjacentes. Esse terreno fica próximo ao Jardim Bella Suíça, um terreno amplo, onde o mesmo já está recebendo propostas e sinalizado por outros compradores, e é esse o motivo do anseio da aprovação do projeto. Para que seja fomentado ainda mais a educação e que as crianças desses bairros possam ter uma escola próxima a suas residências.

PROJETO E PARECER APROVADO.

GRANDE EXPEDIENTE

Vereador Nivaldo Henrique – Discorreu sobre os assuntos do pequeno expediente, projeto de compra de terreno escolar, falou sobre as conquistas dessa Casa de Leis, parabenizando os onze vereadores, sempre em busca do melhor para a cidade. Comentou sobre a movimentação pacífica dos professores em busca do piso salarial, que ocorreu na data de ontem frente à Prefeitura Municipal. Agradece a população que os assiste e ouve através do rádio e facebook. Deseja um excelente transcorrer de mês e um ótimo final de semana a todos.

Vereadora Laine Dimeira – A vereadora deixa registrado o respeito, carinho, aos 68 professores que estavam na frente da prefeitura, que deixaram seu feriado, e utilizaram esse período para conversar com o Prefeito e tratar os acontecimentos. Os 33,24% não é aumento, é reposição salarial, cada município detém uma realidade, quando chegou ano passado o Presidente tentou um percentual menor, mas cumpriu, concedeu a reposição dos 33,24%. Nós pedimos um estudo, para ver a situação do município para esse pagamento, onde já venceu o prazo, mas o Executivo marcou na próxima semana com os professores, para mostrar esse estudo. Rio Verde é um dos municípios que menos paga professor em toda região. Mais uma vez nosso Prefeito tem capacidade de fazer história, de fazer o que é justo. Deixo aqui meu respeito aos professores, eles estão pleiteando um direito deles, reivindicando reposição.

Vereador Calor Pontes – Cumprimenta a todos, agradece a Deus por mais uma oportunidade, a todos que ouvem pelas rádios e mídias digitais. Com relação aos semáforos e sinalizações de trânsito, quero parabenizar o eterno Tenente Laurentino, que sempre teve o sonho dessa mudança no trânsito, também sonho do Saudoso José de Oliveira Santos, que sonhou junto, trazer essas sinalizações e iluminações de LED para nossa cidade. Os professores ontem, foram buscar seus direitos, eles estão se manifestando em busca de melhoria na vida financeira deles, e eu sou totalmente a favor desse ato, o que eu reprovo são as atitudes particulares, quando ataca uma outra pessoa. Nós temos que valorizar os profissionais da educação o ano todo, e não só no fim do ano. Oito vereadores estiveram reunidos com o Prefeito na data de ontem , onde ele firmou os 30%, e ele pagando esse valor, vai ficar acima do piso salarial. A imprensa noticiou que o Prefeito pagaria os 30% e se noticiaram, foi com o aval do Prefeito para noticiar, sendo um aumento real. Na próxima sessão o Secretário de Educação vai explicar os gastos com o valor do FUNDEB. Eu acredito que essa administração é seria, e quando tiver erros nós vamos fiscalizar, não vai acontecer o que aconteceu no passado.

Vereador Emerson Flores – O vereador falou dos assuntos já abordados durante a sessão, sobre suas indicações, pede reforço a Secretaria de Obras, para que tenha atenção especial, mesmo sabendo que vai ser feito um asfalto, que tenha um paliativo, nossa cidade é uma cidade turística, onde deve estar em manutenção sempre. Sobre a manifestação pacífica ontem, eu sei a necessidade da valorização do professor, devem ser recompensados, eles deixam o lazer, levam trabalho para casa, essa classe deve sim ser valorizada, e creio que estão no caminho certo. Eu oro para ambas as partes, que cheguem em um denominador comum, e eu estou sim do lado do trabalhador, do lado da valorização.

Vereador José Pimenta – Cumprimenta a todos, reforça suas indicações feitas durante o pequeno expediente, Indicações para manutenção das ruas, Rua Madeira, no Ouro Verde, Rua Manoel Zainha, no Santa Terezinha, que estão intransitáveis. Indicação de iluminação Pública na Almirante Barroso, peço ao Secretário de Obras que dê uma atenção especial. Quero aqui dar um notícia a população, dia 02 de março de 2021 entrei em contato com Deputado Renato Câmara, onde fiz uma solicitação, que ele fizesse em tribuna, solicitando duas viaturas, uma para Civil e outra para Militar, dia 12 de maio de 2021, o Deputado nos levou para reforçar esse pedido junto ao Coronel, que em 2021 não seria possível, mas que em breve iríamos ser contemplados. Hoje o Assessor do Prefeito e o Cavalinho estão em Campo Grande recebendo essas viaturas, para reforço de segurança pública. Me perguntaram sobre a CNH social, ela é uma utilidade pública e precisa atender alguns requisitos, como morar em MS, ter cadastro no CADúnico, para maiores informações 3292-1512, ou procurar o Detran. Não poderia deixar de dizer sobre os professores, minha família é composta por professores, e eu valorizo muito essa profissão, o alicerce de todas as profissões, essa luta desse reajuste não é somente dos professores, mas também nossa. Ontem eles fizeram uma manifestação, que eu parabenizo. Buscamos o Prefeito e ele já sinalizou os 30%. Mais uma vez parabenizo o prefeito, ele tem coragem para mudar. Aproveitando o espaço quero dar boas vindas a nova Secretária de Assistência Social, Ana Mirian. Que Deus abençoe a todos.

Vereadora Cleisymaira – Leitura de ofício recebido, onde a nova Secretária de Assistência Social, Ana Mirian se coloca a disposição desta Casa de Leis. Fiquei muito feliz com a nova iluminação da Avenida Barão do Rio Branco, ninguém era satisfeito com aquela iluminação fraca em meio poste e deixo claro que não somos perfeitos, mas estamos avançando, em busca do melhor. Uma cidade iluminada garante mais segurança, mais conforto a população, maior qualidade de vida. Nós sabemos que precisa ser feito, por isso essa união de esforços, para que Rio Verde venha a ser a cidade que sonhamos, as iluminações vão estender aos bairros, nós sabemos as necessidades, e estamos lutando pra isso. Eu estive sentada com o Roberto Martins, e ele disse que estão agilizando a vinda de uma ginecologista, para que tenha partos novamente em nossa cidade. Quero dizer aos professores, que momento algum estamos contra, sentamos com o Prefeito Réus, e sempre estamos buscando o melhor, não vamos deixar que ninguém seja prejudicado, assim como o PCR, ele está sendo estudado, os servidores não podem ser prejudicados. Requerimento aos Senadores, para que tenha uma extensão do IFMS do segundo grau em nossa cidade, para que nossos jovens não precisem se deslocar a outra cidade. Faço um apelo aos pais, que no contra turno de seus filhos, matriculem no SENAI, estamos prestes a perder aquele local, por falta de procura, coloque o seu filho para buscar conhecimento, fazer cursos. Dizer sobre o mês de março, um mês importante, mês das mulheres, teremos uma solenidade, o qual será divulgada em breve. A vereadora deixa claro que a partir desta sexta-feira a Câmara Municipal acompanhará o horário da Prefeitura Municipal. E agradece a todos.

Vereador Amauri Olartechea – O vereador faz colocações do que foi explanado na data de hoje durante a sessão, falou sobre a Ponte da região Garimpinho e Morro Azul que será inaugurada em breve, para melhoria de vida e escoamento de produção naquela região. Levantamento, cascalhamento, da região da fazenda São Sebastião. Parabeniza o amigo Elizeu da Moto House, que foi Campeão de Velocross no último final de semana. Outro ponto, é a felicidade de ver a nova iluminação da Avenida Barão do Rio Branco, vendo Rio Verde tomando forma. Em conversa com o Prefeito, o mesmo deixou claro que até começo de abril vai ter uma obra impactante em nossa cidade, uma obra de qualidade para as ruas de nosso Município. Pedimos a população um pouco de paciência, mas tenho certeza que até o aniversário do município, teremos uma nova cidade. Nós queremos sim cuidar de nossa cidade, vamos receber viatura, para aumentar o patrulhamento pelos bairros para que o cidadão de bem, possa se deslocar sem receios, estamos no caminho certo, basta um pouco de paciência. Sobre a questão dos professores, estamos sempre em busca de melhorias, qualificação para atender nossas crianças, kits, lousas, nós somos parceiros de vocês, e como diz as legislações, nós temos nos empenhado, e vamos sempre beneficiar vocês, e para toda mudança que queremos precisamos de educação, precisamos parar de politicagem e fazer política pública, ter entendimento, qualidade de vida. Deus nos abençoe.

Vereador Joanes Pimentel – Discorreu sobre os assuntos já abordados, tenho certeza que logo logo os professores estarão ganhando o valor equiparado a outros municípios, mas enquanto isso vamos lutando pelo melhor. Quero agradecer e parabenizar os Policiais Civis, que elucidaram e recuperaram objetos furtados de residências, e prenderam os meliantes. Estamos aqui para conseguir e levar o melhor para nossa população. O FUNDEB repassou 26%, através da informação que eu tive, Rio Verde não vai pagar menos que o piso. Essa Casa nunca foi Omissa, sempre fomos parceiros, e estamos na luta, semana que vem o secretário de Educação estará aqui para mostrar e esclarecer os gastos com esse repasse do FUNDEB. Sobre o Corpo de Bombeiros, está tudo se encaminhando, esperando a liberação do Governo do Estado para que os bombeiros possam vir até a nossa cidade, para dar continuidade a esse projeto. Sobre o PCR, recebemos algumas solicitações após a audiência pública, onde 14 itens precisavam ser melhorados, agora a assessoria está estudando e visando essas melhorias, precisamos apenas aguardar esse estudo de impacto, para que todas as classes sejam beneficiadas. Parece que alguns professores estão torcendo contra só pra dizer que estavam certos de que não receberia os 30%, não faça isso, estamos sempre buscando o melhor, nossa gestão é transparente, para o crescimento de nosso município.

Vereador Flávio Brito – Venho parabenizar a gestão, onde deparamos já com manutenção que o Executivo tem dado a nossa cidade, esse trabalho de iluminação que começou pela Avenida, e vai estender pelos demais bairros. Parabeniza a nova Secretária de Assistência Social, Ana Mirian. O Executivo vai sim pagar o valor necessário e que pode, através o estudo que está sendo feito, pois não tem como ter comprometimento com a folha, no qual pode cair na responsabilidade fiscal. Tivemos reunião com o Prefeito e Secretário de Educação, com o valor que o professor recebe e mais os 30 % do reajuste o teto vai ser maior ainda do que o que o Governo propôs, eu fico muito feliz, pois tenho professores na família, e eles precisam dessa valorização. O errado é no calor do momento em redes sociais, algumas palavras são ditas de forma errada, mas na frente, prevalece a verdade. Gostaria de parabenizar o vereador Zé Pimenta pela conquista da viatura para o nosso município. Meus parabéns a todos os vereadores, pelas buscas e por trazer o melhor para ajudar nossa querida Rio Verde.

Vereador José Odorico – Começar antes de mais nada desejando os parabéns a nova Secretária de Assistência Social, Ana Mirian, desejando paz, saúde e luz, para que tenha sucesso nessa nova empreitada. Toda briga entre professores, veículo de informação, se dá por falta de diálogo, desde o PCR, onde veio legislativo, funcionários, mas o executivo não apareceu. Onde se tem dinheiro envolvido, tem que ter diálogo, não foi a Assessoria que foi eleita, e sim o Prefeito, conversas devem ser ditas olho no olho. Esse novo tempo deve ser feito com levantamento de impacto econômico, embasamento, pesquisas, do que pode ou não ser gasto. Antes de querer fazer o melhor, tem que parar com fatos, trabalhar com verdades. Hoje mesmo chegou um projeto com aumento de credito, para compra do terreno, mas antes veio um projeto que bloqueava valores altos, e ambos são do executivo, não votei contra porque era a construção de uma escola, mas não era o certo. No mais desejar uma boa tarde a todos.

Encerrada a sessão do dia 03 de março de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.