Rio Verde: Confira o resumo da sessão ordinária desta terça-feira, 21 de dezembro de 2021
A sessão ordinária do dia 21 de dezembro de 2021, iniciou com a Missionária Fernanda, fazendo os agradecimentos por mais um dia e oração, pela última sessão do ano.
Votação da Ata da Sessão número 449/2021. Ata aprovada.
Leitura das correspondências.
Ordem do dia.
Votação e aprovação da LDO, Projeto de emenda que estima receita ao executivo, que antes era 10%, onde hoje a maioria votou a favor de 25% de aumento para ser utilizado no ano de 2022 pelo executivo, para desenvolvimento do município.
Os vereadores contra a proposta de lei dos 25%, que defendiam a aprovação de 10%, foram: José Odorico, Laine Dimeira, Lidiane Farias e Nivaldo Henrique.
Discussão sobre a LDO:
Vereador José Odorico: O vereador vem para legislar, fiscalizar, nós sempre aprovamos por unanimidade as suplementações, mas sou contra os 25% aprovados, porque a Câmara tem que estar fiscalizando como esse dinheiro será gasto.
Vereadora Laine Dimeira: Não precisaria de 25% a mais, isso autoriza o prefeito a gastar 25% a mais do que o valor estimado de 110 milhões do executivo. Como o vereador José Odorico disse, nós sempre aprovamos as suplementações, mas os 25% não seria necessário.
Vereador Carlos Pontes: A autorização dos 25% é para que o executivo não fique engessado no ano de 2022, como ficou nesse ano. Existem vários projetos que vão beneficiar diretamente a população Rioverdense, para tornar ma Rio Verde diferente. E o Prefeito não vai utilizar como quiser esse valor, existe uma Lei de Responsabilidade Fiscal, onde fala em quais locais podem ser gastos. E os vereadores vão sim continuar fiscalizando, Rio Verde só tem o que ganhar e evoluir com essa aprovação.
Vereador Nivaldo Henrique: Sou contra os 25% e favorável aos 10%, se necessário faríamos aprovações das suplementações como foram feitas no ano de 2021.
Vereador Joanes Pimentel: Sou a favor dos 25% para colaborar com o Projeto de uma Rio Verde melhor, para que não venha acontecer o que aconteceu durante todo o ano de 2021. Que a prefeitura não fique engessada e possa fazer.
Vereador Flavio Brito: Sou a favor dos 25% aproados, que vai ser em torno de 25 a 27 milhões a mais de crédito a ser gasto para o desenvolvimento e remanejar onde estiver necessitando de reparo.
Vereador Amauri Olartechea: A LDO previa um aumento de 40%, após estudarmos o parecer, entramos no consenso de que 25% seria de grande valia para que seja cumprido os planos para nossa Rio Verde. Os 25% já foram utilizados em outras gestões, sendo assim, vamos continuar fiscalizando e buscando benefícios para nossa cidade. Sou contra os 10%.
Ficou aprovado com 6 votos o aumento de 25% de crédito suplementar para ser gasto no Município no ano de 2022.
Projeto 050/2021 Abono FUNDEB 2021
Vereador Zé Pimenta: Projeto esse tão esperado, buscando solução a 04 meses para ser feito esse rateio do FUNDEB. Meus parabéns ao executivo e ao legislativo. Sou favorável ao parecer.
Vereador José Odorico: Que o executivo tenha o mesmo olhar que nós estamos tendo com vocês. Essa classe que forma todas as profissões, merece o devido valor. Que dê para vocês, o que é de vocês.
Vereador Carlos Pontes: Foram vários dias estudando diversos materiais. Sou favorável nesse momento o rateio, mas se teve sobra é porque não foi aplicado, o profissional de educação tem que ser valorizado mês a mês.
Vereadora Laine Dimeira: Deu certo a luta. Parabéns aos 10 demais colegas. Isso é resultado de uma construção. Um entendimento da valorização. Mas também sou do mesmo pensamento que se sobrou, é porque não foi aplicado. Isso tem que ser feito durante o ano todo de forma mensal. Vai dar certo. Vence a educação. Parabéns.
Vereador Nivaldo Henrique: Nos orgulha terminar a última sessão do ano com chave de ouro. Contente em fazer parte desse time que aprovou com unanimidade para que seja feito esse rateio. Parabéns.
GRANDE EXPEDIENTE
Vereador Flávio Brito: Hoje por se tratar da última sessão do ano de 2021, quero deixar aqui dito que mesmo de recesso, continuamos exercendo nosso papel de vereadores para a população. Estou no meu quinto mandato, e não poderia deixar de agradecer aos nobres colegas, que um sempre respeitou o outro, buscando o melhor para nosso município. Deixo aqui um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos.
Vereadora Lidiane Farias: Cumprimentar a todos que nos ouvem, nessa última sessão do ano. Foram muitas batalhas, muitas conquistas, votações, não foi um ano fácil, decidimos várias situações. Temos um corpo jurídico para nos auxiliar, dando estrutura política para os vereadores trabalharem. Temos falhas, somos passíveis de erros, mas sempre em busca do acerto. Aprovamos hoje o orçamento do executivo, mesmo sendo contra os 25%, cada um tem sua concepção e entendimento. Estaremos aqui fiscalizando, buscando e aplaudindo o que tiver que aplaudir. Agradece a todos os colegas, servidores e toda população. Durante o ano de 2021 eu fiz, 72 indicações, 21 requerimentos e 2 projetos de lei. Somente agradecer por todo o apoio no ano de 2021. Um feliz Natal e que 2022 seja um ano de força, coragem e feitos.
Vereador José Odorico: Gostaria de agradecer a todos que nos ouvem ainda e nos acompanham pelo Facebook. Agradeço a Assessoria jurídica, que sempre nos apoia. Hoje eu fiz uma proposta que alterava a suplementação para 10%. Meu medo é que algumas áreas sejam prejudicadas, são os vereadores que trazem as demandas, muitas vezes o executivo tem uma ideia e nós temos outra. É uma opinião, foi rejeitado e ficou em 25%. Espero que o executivo olhe para os problemas, estruturais, ruas, a cidade está escura, e a gente não pode só ouvir que tem projeto, precisa ser executado, a gestão é a mesma, precisamos de mais ação e menos desculpa, nossa cidade clama por mudança. Faltou orçamento, mas sobrou funcionário. Desinchando a máquina sobra para fazer. Sobre o rateio, estamos aqui para que seja feito, autorizamos o executivo para que seja feito, vamos esperar para ser pago. Estamos chegando no final deste no, um ano cheio de desafios, estou no meu primeiro mandato, quero pedir desculpa pelos erros, e dizer que tenho humildade para melhorar, o que for melhor para todos eu votarei a favor. Um feliz natal e um próspero 2022, meu muito obrigado.
Vereador Nivaldo Henrique: Cumprimento a todos que ainda nos ouvem. Votamos orçamento, votamos o rateio do FUNDEB. Os vereadores tem o papel de fiscalizar, assessorar, representar a população. O meu voto foi contrário aos 25%, pois se fosse os 10% essa Casa de Leis estaria mais a par dos acontecimentos e gastos. Aqui, nesse ano nunca houve palavras de baixo calão, fomos sempre respeitosos uns com os outros. Fechando com chave de ouro, aprovando o rateio, e deixando o aval com o Prefeito para que ele faça de fato esse rateio, para esses profissionais que merecem esse reconhecimento. Parabenizo a senhora Presidente, sempre agindo com respeito aos vereadores, agindo de forma imparcial. Deixo meu votos de paz, harmonia, que o Espírito Santo nos abençoe, que o próximo ano seja ainda melhor. Todos podem contar comigo, estou sempre as ordens.
Vereadora Laine Dimeira: Uso do meu espaço para parabenizar meu filho Gustavo, a mãe te ama muito. Bom, foi um ano de sentimentos der erros, acertos. Encerramos o ano de forma diferente, a coesão hoje acabou, não pelo fato de não ter sido aprovado os 10%, mas sim quando precisam dos 11 somos chamados, mas quando não precisa não somos convidados, hoje foi dividido, e para o crescimento da cidade não pode haver divisão e sim soma. Não precisava ter dado os 25%, perdemos a decisão de participar da aplicabilidade dos recursos. Mudando de assunto nós não esquecemos dos outros profissionais, o PCR não vai chegar até a Câmara nesse ano, mas quando chegar será em consenso. Eu jamais vou proferir palavras de baixo calão, apenas vou defender meus ideais. Não quero fazer parte de uma Câmara que deu errado. A todos, boas festas.
Vereador Carlos Pontes: Venho aqui dizer que o Prefeito Réus, também foi uma escolha da população, ele foi escolhido, foi uma lapada que tem gente com dor de cotovelos até hoje. Ninguém tirou a prerrogativa do vereador de fiscalizar, nossas ações são conjuntas, mas vivemos também em democracia, em relação aos 25% estou tranquilo, tenho certeza que o Prefeito saberá utilizar onde for necessário. Então não vem com conversinha, não adianta tentar jogar a população contra vereadores de base, porque essa não vai colar. Quero pedir licença e desculpa, eu poderia muito bem ficar calado, mas a minha versão precisa ser dita. Estou aqui hoje pedindo licença para fazer essa satisfação, as pessoas veem nossos trabalhos, nossas atitudes. Fui alvo de chacota e ataque nas redes sociais, mas estou tranquilo, pois tenho minha consciência em Deus, estão se aproveitando de uma situação particular, para tirar minhas força como legislador, porque eu estou atuando contra o sistema corrupto, que hoje vem me atacar nos veículos de comunicação do Estado. Não vou parar, não vou me diminuir para um canalha. Porque ele não vem explicar os 2 milhões da verba do covid. O meu papel é legislar, procurar os erros, eu sou igual massa de pão, quanto mais bate, mais eu cresço. Foi uma situação orquestrada. Quero dizer ao Dr. Gabriel, que não deixe questões políticas atrapalharem. Não é mostrando chapéu que eu vou recuar. Eu não posso ficar calado. Vou fiscalizar, outro assunto é que eu não tiro o chapéu para Dinalva como mulher pública, como foi feita na última sessão, eu trabalhei ao lado do gabinete dela que foi vice prefeita, era um descaso, e ela foi conivente com a situação que o nosso município foi deixado. Não vou me acovardar para esse sistema corrupto. Agradeço ao companheirismo de cada um de vocês, aos colaboradores dessa Casa de Leis. Agradecer a Deus por me dar sustentabilidade para estar fazendo o que a população me colocou parar fazer, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, meu muito obrigado.
Vereador Emerson Flores: Cumprimento a todos. Sobre a aprovação dos 25% sou a favor, tenho certeza que o Prefeito saberá destinar esse valor, diante dos seus projetos para uma cidade melhor. Sobre o rateio do FUNDEB, é uma satisfação poder contribuir, é ser justo, ajudar e valorizar o profissional da educação todos os dias. Eu fiz 107 indicações, 14 requerimentos e 9 ofícios. Quero dizer que sou vereador de primeiro mandato, mas estou aprendendo, e eu, como os demais, estamos dando nosso melhor. Agradeço aos meus familiares, a população, que nos mandam reivindicações, assim se faz uma gestão. Quero desejar que 2022 seja um ano de vitória, que seja um ano próspero, essas são minhas palavras, quero agradecer a todos, um bom dia.
Vereador José Pimenta: Vou começar falando dos 25%, que nas urnas da eleição, a maioria da população votou em José de Oliveira e Réus Fornari, não votou em um só, votou na equipe, votou no projeto. E hoje a democracia se repete, seis vereadores votaram na confiança do projeto, na melhoria para Rio Verde, foi criado respeito. Nós somos fiscais do povo, dando seja 10,25 ou 100%, não apenas nesse ano, mas vamos fiscalizar. Eu como funcionário do Hospital já tive que pedir equipamento de proteção ao colega, e assim como meus colegas vou descobrir onde foram colocados esses 2 milhões do Covid. Em relação ao rateio, sou a favor, o reconhecimento a essa classe de educadores. Sobre o PCR, acho engraçado subir em tribuna e falar que está de olho em PCR, dia 17 aconteceu nessa casa a demonstração do executivo aos servidores públicos, ao sindicato, uma assembleia, veio prefeito, funcionários. Como eu disse no dia dessa assembleia, não só eu, mas os 11 vereadores estão de olho nesse PCR, que são o futuro dos próximos anos dos servidores, quero deixar os servidores tranquilos, que quando chegar o PCR vamos conversar com os funcionários por categorias. Hoje é a última sessão, gostaria de agradecer a todos os funcionários, que nos deram uma base. Agradecer a minha família, todos que tiveram empenhados, me ajudando a conduzir o primeiro ano de mandato, um ano de aprendizagem. Agradecer ao Deputado Renato Câmara, onde destinou duas verbas, destinei ao Hospital Municipal, onde a saúde deve ser prioritária. Entrou para história de Rio Verde, os 11 vereadores buscando o desenvolvimento de Rio Verde. A população já está vendo o nosso desempenho, existem opiniões diferentes aqui dentro, mas sempre respeitando o próximo.
Vereadora Cleisymaira: Cumprimento a todos presentes, nossos colaboradores, a todos que nos ouvem. Quero dizer a população Rioverdense que mesmo com tantas lutas, perdas, estamos vencendo, mesmo com cada um tendo um pensamento, com respeito estamos vencendo e conquistando um Rio Verde melhor, os 11 vereadores. Esse ano de desafios, ficará marcado em minha vida, juntos nos fizemos 256 requerimentos, 994 indicações, 51 Projetos de Lei e 183 moções. Juntos fomos a Brasília em busca de emendas, visitamos todos os deputados, sem distinção de bandeiras partidárias. Nossa cidade foi agraciada com o Projeto da Escola Cívico Militar, foram emendas estaduais, federais, com um único intuito, o desenvolvimento de nossa cidade. Os 11 vereadores estão fiscalizando o executivo, zelando pelo bem público. Eu quero aqui agradecer a Deus, por estar a frente desta Casa, buscando sempre o respeito e as melhorias junto aos demais vereadores, agradecer a rádios, aos nossos colaboradores, a minha família que sempre esteve ao meu lado, apoiando meus caminhos. Boas festas, e que Deus nos abençoe.
Vereador Amauri Olartechea: Nessa última sessão tivemos alguns embates, mas sempre em busca de melhorias. Tudo que foi dito pelo saudoso José de Oliveira, quem tiver para somar será bem vindo, esse projeto é de todos que tiveram coragem para mudar, esse ano foi um ano de muitas aprendizagens, seja para o executivo ou para o legislativo. Convém a nós, sede da base, dar continuidade ao projeto, ajudando o Prefeito Réus, porque aqui não se divide, aqui se somo. Quero parabenizar a todos servidores que estiveram aqui ouvindo sobre a ação do PCR. Estamos aqui para gerar qualidade de vida, para o funcionário, para o homem do campo, para as crianças, prova disso são as ações que foram e estão sendo discutidas para o bem de Rio Verde. Hoje o Prefeito está em Campo Grande, recendo uma ambulância e uma moto niveladora, para alavancar o desenvolvimento. Gostaria de agradecer a toda população Rioverdense, que na tarde do dia 16, Deus mandou uma chuva, com bênçãos, a tempo para todas as coisas, um evento esse para toda família, onde a população estava ali em peso. Gostaria de agradecer em nome do DEM, a busca pelas demandas, verbas, todos os parceiros que nos ajudaram para estarmos aqui. Gostaria de fazer uma prestação de contas, eu venho de uma empresa privada, foi um ano de aprendizagem, 142 indicações, 15 requerimentos, 5 Projetos de Lei, 4 moções, 5 ofícios e 1 Projeto a vida. Deus abençoe a todos, boas festas.
Vereador Joanes Pimentel: Vou fazer um resumo da última semana, na última quarta, moradores do Corredor das Araras me procuraram, desejando marcar uma reunião junto com o Prefeito, para solucionar problemas que estão vivenciando, como a ponte que está caindo, valetas na estrada devido as chuvas, prontamente o Prefeito e Secretário de Obras garantiram que será solucionado esse problema. Na última quinta participamos da Marcha para Jesus, um evento muito bem organizado, mesmo com chuva a população foi participativa. No meu primeiro ano de mandato, tive quase 80% das solicitações atendidas, 157 indicações, 76 ofícios, 9 requerimentos, emendas. Nós fomos duas vezes a Brasília, os 11 vereadores, sem busca partidária. Agradeço a minha família, a população pela confiança em meu projeto, tenham todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.