Rio Verde: Confira o resumo da sessão ordinária desta terça-feira, 16 de novembro de 2021

A sessão ordinária do dia 16 de novembro de 2021, iniciou com a Presidente da Casa de Leis, Cleisymaira, fazendo a oração do dia, cumprimentou a todos presentes e aqueles que escutam pelas rádios e assistem pelo facebook.

Entrega de moção de congratulação, em autoria do Vereador Amauri Olartechea, a Dra. Vanusa Lopes, Leticia Martos e Nilson filho pela campanha adote um ipê realizada pela Assessoria Especial de Meio Ambiente, sendo entregue 400 mudas para a população.

Conforme requerimento feito pela Vereadora Laine, a mesma pediu explicações ao Secretário de Saúde, sobre medicações, e o mesmo foi até a tribuna para sanar dúvidas da pasta.

Perguntas feitas ao Secretário:

Vereador Joanes Pimentel: O que está acontecendo com a falta de compra de remédios? a calamidade pública não faz com que diminua as burocracias de compra? Porque a demora? As empresas que ganharam licitação e ainda não entregaram as medicações, cabem punições?

Vereadora Laine: Rio Verde não tem medicação na farmácia básica. Tivemos paciência com a troca de gestão, teve dificuldades sim, mas são 11 meses com a mesma desculpa, com a calamidade pública, existem brechas para que seja realizada as compras. Dinheiro tem, verba só de um partido veio do Deputado Vander destinou 400 mil, Pedro Kemp 40 mil e saudoso Cabo Almi 50 mil. Teve alguma ordem para o senhor segurar as compras, dinheiro, para começar comprar apenas em 2022?

Vereador José Odorico: Porque demorar 10 meses para licitar a compra das medicações e a do COVID conseguiu fazer em uma semana? Se tinha processo pronto e com 15 dias teria a medicação, porque até agora não chegou os remédios? 11 meses é culpa de quem?

Vereadora Cleisymaira: A folha da saúde, a folha de pagamento do Hospital Municipal passa pela sua mão? o controle de plantões? o controle dos ESF’s?

Vereador Carlos Pontes: Exerço a função de liderança do executivo, mas antes disso fui eleito para representar a população. E diante dos fatos, são 10 meses com a falta de medicação básica. Até hoje essa situação não foi regularizada. A contratação da Ginecologista Obstetra é falta de dinheiro? 1 x por semana vai sanar a demanda? Vai precisar morrer bebês e mães para ser feita essa contratação? Coxim não recebe mais pacientes grávidas da nossa cidade, o deslocamento até Campo Grande está colocando em risco essas vidas. Sobre os médicos do Hospital, feriados, finais de semana com apenas um medico atendendo a população e mais turistas, isso também não comporta. Isso tem que partir do senhor, a preparação para comportar atendimentos, e não no momento de atendimento ligar e ver se tem médico plantonista disponível, tem que estar preparado.

Vereador José Pimenta: O senhor disse na sua segunda fala que não faltou medicamentos no Hospital, mas eu sou funcionário público e está faltando medicação de infecções desde quarta-feira passada, vitamina C também está em falta. Essas empresas licitadas para compra, não tem prazo para essa entrega?

Vereadora Lidiane: Cofres com números altos no município está virando chacota, milhões em caixa e faltando muitas coisas. Recursos são para ser gastos. Sobre o aparelho de anestesia, porque não está sendo utilizado?

Vereador Joanes: Sobre atendimento do final de semana, houve denúncia de um médico fazer atendimento embriagado, o que vai ser feito?

Pronunciamento e respostas do Secretário de Saúde Roberto Martins, aos vereadores:

O secretário disse que foi feito milagre com o que tinha para a compra da medicação, que foram feitas licitações, mas que a logística depende de fornecedores, que são de vários estados. O mesmo diz que está no serviço público a 39 anos e que tem muita responsabilidade no que faz. Sobre as compras de medicações para o Hospital não tiveram falta, o que pode ocorrer é o médico plantonista mudar a medicação e não ter no momento. Mesmo com a cidade em calamidade, as compras precisam acontecer através de pregão eletrônico. Questão dos médicos, estamos tentando trazer a Ginecologista Obstetra para Rio Verde, mas ainda não foi acertado valores, a que atendia em Rio Verde, agora atende em Coxim. O secretário disse em sua fala que jamais receberia uma ordem sobre segurar a compra de medicações, atrapalhando e comprometendo a saúde da população, não é como gostaríamos, mas as compras demoram. No caso do COVID tinha respaldo para funcionar, foram feitas licitações para compras, mas existiu interferência do Ministério Público e teve que começar novamente. Assumiu a responsabilidade da pasta, e que está fazendo de tudo para regularização desses pedidos. O secretário pontua que as folhas de pagamento do Hospital, plantões passam pelo responsável de cada setor o Diretor confere as planilhas e manda para pagamento. Sobre a pauta da Ginecologista, o secretário disse que a mesma pediu um valor que não pode ser pago pela cidade e que não se mudaria para Rio Verde para trabalhar diariamente, pois não tem demanda para abertura de um consultório particular, a negociação até o momento é que ela venha todas as sextas. Foi feito contato com 27 estados e apenas 2 médicos se manifestaram, e um pediu um valor de 60 mil reais líquido que não pode ser pago, pois existe um teto para ser gasto estabelecido por lei. Sobre médicos de plantão, o Diretor clínico tem autonomia para contratar, vendo a necessidade e demanda, em finais de semana e feriados. Os medicamentos do Hospital não faltaram, o que tem é troca, muitas vezes o médico quer prescrever o medicamento X, mas na farmácia existe o Y que é para o mesmo combate, isso que precisa ser verificado. Sobre a instalação do aparelho de anestesia, o secretário pontuou que só será instalado durante a reforma e ampliação do Hospital, pela canalização de gás, pois deve ser colocado e não pode mudar de local. Sobre o médico do final de semana o jurídico vai tomar as cabíveis providências.

Para encerrar a Vereadora Laine: Agradece a presença do Secretário de Saúde, mas diz que não ficou satisfeita com suas respostas, continua sem prazos, ficou na mesma.

Requerimento:

PEQUENO EXPEDIENTE

Vereador Emerson: Indicação de limpeza, atrás do CTN, muita sujeira, mato, onde crianças utilizam aquele local para brincar.

Vereador José Pimenta: Manutenção e iluminação na rua da Oficina do Gmotos que está intransitável.

Vereadora Cleisymaira: Na primeira indicação a vereadora gostaria de saber junto a secretaria de obras, se ainda existe programação de tapa buracos esse ano, ruas da exposição, rua 3 de junho da Vila Nova, Rua da Creche Venância está quase intransitável. O requerimento é para saber se existe dois tipos de lâmpadas e a qualidade dessas lâmpadas que as vezes são trocadas e logo queima. A outra indicação é que coloque um quebra-molas na frente da Avenida veículos na Av. Barão do Rio Branco. O segundo requerimento é para o Réus Fornari, para que o castramóvel seja colocado em local coberto.

Vereador Amauri: A primeira Indicação é que a Prefeitura Municipal viabilize junto ao Google Maps, que seja alterada o nome das ruas, que estão com atualizações antigas. A segunda indicação é que a Prefeitura viabilize junto ao Hemosul, façam um dia de coleta em nossa cidade para aumento nos bancos de sangue. A terceira indicação é que a Prefeitura Municipal viabilize a manutenção da ciclovia, para limpeza de matos e terras devido as chuvas. A quarta indicação é que a Prefeitura Municipal faça um estudo sobre a implantação de berçários para crianças a partir de 06 meses nas creches da cidade. A quinta indicação para a Secretaria de obras, troca de iluminação nas ruas: José Bonifácio, Humberto de Alencar, Almirante Barroso e Projetada E. A sexta indicação também para Secretaria de obras, a manutenção da Rua Ângelo Vaz da Silveira, onde não tem escoamento, água entra nas casas.

Vereador Joanes: Indicações a Secretaria de Obras: Tapa buraco na Rua Dom Pedro II, colocação de braço de iluminação na Rua Vitória com General Jardim, Manutenção da Rua General Jardim, devido a chuva aumentou os buracos. Colocação da faixa de pedestre e placa de pare, Ricardo Franco, com Rua Vitória.

Vereadora Lidiane: Indicações a Secretaria de Obras para troca de iluminação nas ruas: Travessa II, Vila Arruda, Rua Carlos Vital, Vila Nova, Rua Marco A. Filizolla na Campo Alegre. Indicação a Jania Proença, para que a mesma promova uma palestra sobre o MEI, em data a combinar, para orientações a população que trabalham na informalidade.

Vereador José Odorico: Indicação de um abaixo assinado para o então Prefeito Réus Fornari e Governador Reinaldo para a implantação da unidade móvel do corpo de bombeiros.

Vereador Nivaldo Henrique: Indicações a Secretaria de Obras, troca de iluminações e troca de postes de madeira, por postes de concreto nas ruas Francisco E. Vera e Oswaldo F. de Arruda ambos na Campo Alegre, onde os postes estão precários podendo cair nas residências. Parabenizou o Marcelo Diretor da Sanesul, pela regularização de pressão da água, e o Diretor pontuou que todos os locais abertos pela Sanesul serão fechados com materiais de primeira.

Vereadora Laine: Indicações a Secretaria de Obras, tapa buracos na Rua Vitória com a Rua Maria Emília, cratera que causa grande impacto nos veículos, onde os carros desviam em locais errados, passando nas calçadas, ruas intransitáveis no bairro Nova Rio Verde, atenção do Secretário para a Zona Rural, da fazenda Araguaia até a fazenda Grotão, muitos buracos.

Vereador Carlos Pontes: Indicações para a Secretaria de Obras: Patrolamento e cascalhamento do bairro Parque Santos Dumont, reposição de iluminação pública na Rua Serafim Martos Neto, altura do n 11, bairro Campo Alegre, Patrolamento e cascalhamento na Rua José Maria da Costa Diniz, esquina com Dr. José Feliciano, bairro Coronel M. Mariano, grande cratera se formando na esquina. Reposição de iluminação na Rua Travessa II, altura do n 10, Vila Arruda.

GRANDE EXPEDIENTE

Durante o grande expediente os vereadores discorreram sobre os assuntos apresentados durante o pequeno expediente, reforçando suas indicações e requerimentos feitos na data de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.