Prepara o bolso: conta de luz em MS fica ainda mais cara em julho
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu na última sexta-feira (25) que as contas de luz em Mato Grosso do Sul e em todo país terão bandeira vermelha em patamar 2, ou seja, valores superiores ao que foi cobrado neste mês de junho, quando a bandeira também ficou fixada na vermelha.
O principal motivo explicado em nota publicada no site da agência é a razão da intensidade da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional, registrando condições hidrológicas desfavoráveis.
Contudo, os valores que serão cobrados no próximo mês ainda serão definidos em uma reunião que acontece nesta terça-feira (29), data em que haverá a atualização dos valores das bandeiras feita pela diretoria da Aneel.
O mês de junho foi considerado um dos mais críticos do histórico, com as principais bacias hidrográficas estando abaixo do esperado. Julho também promete ser da mesma intensidade ou até mais com índices desfavoráveis dos reservatórios.
“Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da bandeira vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, diz a Aneel.