Três Lagoas comemora 106 anos e celebra transformação em ‘cidade da indústria e oportunidades’
Três Lagoas comemorou seus 106 anos nesta terça-feira (15) celebrando ser o município da indústria e do trabalho. A “cidade das águas”, independente em 15 de julho de 1915, virou também a cidade das oportunidades no século 21.
O caminho começou a ser aberto no século 19 nas terras de Antônio Trajano, que já eram exploradas pelos indígenas. Tudo começou com ruas ainda de terra e poucas construções. Após a independência, a Vila de Três Lagoas tinha a economia movida pela agropecuária, até meados da década de 20, quando os trilhos do trem começam a trazer o primeiro grande salto para o desenvolvimento da região.
“Como não existia ponte, aqui era um lugar de pernoite no trem. As pessoas vinham de Bauru (SP), dormiam aqui e depois seguiam viagem, principalmente para Campo Grande”, afirma o historiador da UFMS, Vitor Wagner Neto de Oliveira.
Outro grande momento histórico do município foi a construção da barragem de Jupiá, na década de 60. “Muitos trabalhadores vieram para cá, com os ferroviários como a categoria que movimentava a economia local e aí chegam os trabalhadores da barragem e se juntam nesse sentido”, relembra o historiador.
Já nos anos 80, chegam as primeiras indústrias. De lá para cá, a cidade não parou mais de crescer. Hoje, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, Três Lagoas é responsável por 42% das exportações da indústria de Mato Grosso do Sul. A maior parte do que vai para fora é celulose produzida por duas grandes indústrias instaladas no município.
Três Lagoas é considerada, ainda, a capital da celulose no Brasil. Segundo o IBGE, a região lidera o ranking nacional com a maior área de eucalipto plantada para extração da matéria-prima. São mais de 825 mil hectares de onde saem mais de cinco milhões de toneladas de celulose por ano. Esse grande potencial começou a ser explorado no fim dos anos 2000 e hoje gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.
O crescimento industrial em Três Lagoas tem a ver, principalmente, com a localização geográfica do município, às margens do rio paraná e na divisa com o estado de São Paulo. O potencial hídrico e energético são atributos que atraem os investidores para o município. A cidade conta com uma usina hidrelétrica nas proximidades, uma termelétrica, inclusive com gás natural e biodiesel, e ainda geração de energia por meio de biomassa produzida através do eucalipto.
Três Lagoas está na lista dos 100 municípios que detém os maiores Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A soma da riqueza produzida chega a R$ 11,5 bilhões. A indústria é o segmento que mais gera renda, sendo responsável por mais de 60% da arrecadação, e impulsiona outros setores da economia como microempresas, prestadores de serviços e o comércio.