Secretário de Saúde Roberto Martins sanando dúvidas sobre as vacinações

Recebemos na manhã desta sexta-feira, o Secretário Municipal de Saúde, Roberto Martins, sanando dúvidas da saúde pública e vacinas da Covid-19. Desde já agradecemos o desempenho frente à essa Secretaria de tamanha importância, principalmente no momento em que estamos passando.

Adquirimos recentemente através de locação 20 aparelhos que substituem os cilindros de oxigênio, para atender a necessidade daqueles que utilizam em casa o oxigênio. Agora em nossa cidade, terça, quinta e sexta tem atendimento pediátrico no posto de saúde central e Hospital. Dia 01 chega o Dr. Tiago, médico referência de Chapadão do Sul para compor nosso quadro clínico e estamos buscando mais um médico para compor nossa demanda. concluiu o Secretário.

Sobre a vacinação, o Secretário disse: Estamos fazendo vacinação, nosso município e o município de Japorã foram os dois municípios do Estado que conseguiram cumprir sua meta. Estamos conseguindo normalizar quem estava com a segunda dose em atraso, estávamos aguardando os outros municípios em pedido do Estado, para caminharmos juntos, professores vacinados, comorbidades vacinados, e já estamos na faixa de 55 à 59 anos à partir do dia de hoje. Vacinamos até ontem 5.279 pessoas com a primeira dose e 2.574 com a segunda dose, e deixo dito que todos vão ser vacinados, o secretário pede um pouco de paciência.

Secretário porque o Setor Industrial recebeu a vacinação fora da faixa etária?

As cerâmicas e fábrica de chapéu no caso da nossa cidade são os únicos setores industriais, foram regimento do Governo Federal. A gente sabe da exposição de todos os serviços, mas quem preconiza é o Ministério da Saúde, e nós cumprimos ordem do Estado através de regimentos, e seguimos para não sofrer punições, de acordo com que é nos passado. A próxima dose que queremos vacinar é abaixo de 55.

Sobre as gestantes e a vacinação:

Para as gestantes que foram proibidas no momento de vacinar com a Astrazeneca, está chegando as doses da Pfizer para serem aplicadas conforme a procura nos postos de saúde, pois essa vacina não pode ficar muito tempo fora de determinada temperatura.

As vacinas contribuíram com a saúde Secretário?

Um exemplo que eu posso citar é que após a vacina reduziu em pessoas de 80 anos 66% da procura hospitalar, corre risco de pegar a covid-19 mas os sintomas são quase nulos.

Em relação a segunda dose a todos independente de comorbidades ou faixa etária, tem que ser a mesma vacina, e para quem está aguardando após o prazo a segunda dose, o Ministério da saúde mesmo confirmou que mesmo passando a data a eficácia da vacina não perde.

Para finalizar, o Secretário faz um apelo para que todos continuem usando máscara, higienizando as mãos, utilizando álcool, que o reflexo vai diminuir, precisamos da união de todos , para que os cuidados continuem sendo tomados e possamos vencer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.