A partir de hoje, toque de recolher varia conforme grau de risco nas cidades

Com novas diretrizes a serem seguidas a partir de hoje, cada cidade de Mato Grosso do Sul vai adaptar a rotina à gravidade da pandemia, conforme relatório do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), do Governo do Estado.

Sidrolândia, a 71 Km de Campo Grande, por ser a única classificada em bandeira cinza, adotará toque de recolher mais prolongado, das 20h às 5h.

Nas demais situações, a orientação são as mesmas para todas as demais bandeiras: proibição de eventos com mais de 50 pessoas e atendimento máximo de público de 50% da capacidade instalado do estabelecimento, por exemplo.

O decreto estadual 15.644 publicado no dia 31 de março prevê que os municípios que desejarem poderão adotar medidas mais duras de restrição. No entanto, segundo a prefeita interina da cidade, Vanda Cristina Camilo (PP), apenas o decreto estadual balizará as ações em Sidrolândia. “Vamos estar intensificando a fiscalização”, sustentou.

Ela lembrou ainda que todos os dias carro de som passa pelas ruas do município orientando a população sobre as medidas necessárias para contenção da disseminação da covid-19.

Em Rio Verde, cuja classificação no Prosseguir é vermelha, o toque de recolher será das 21h às 05h, assim como na maioria das cidades do Estado. Cidades com bandeira laranja obedecerão o toque das 22h às 05h.

Apenas duas cidades – Jaraguari e Rochedo – cuja bandeira é amarela, estão livres de qualquer horário de restrição.

Não há data para que essas mudanças sejam extintas, mas o governo estadual pondera no decreto que “a classificação de risco do município por cores de bandeiras, (…) será atualizada periodicamente”, o que influencia diretamente na alteração ou adoção de novas medidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.