HU vai abrir 11 leitos de UTI e a partir de hoje só atende paciente com covid

O Hospital Universitário de Campo Grande vai abrir mais 11 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para focar no atendimento de pacientes contaminados com o coronavírus. No entanto, para isso, o hospital vai pausar o atendimento de adultos que precisam de cuidados por outros problemas de saúde e, a partir de hoje, só interna contaminados com covid.

Conforme a assessoria de imprensa do hospital, a unidade segue recebendo apenas pacientes que forem encaminhados através da regulação. A previsão é que cerca de 10 pessoas sejam transferidas de postos de saúde para o HU.

Apenas dois setores serão mantidos para casos que não são covid. Permanecem a pediatria e maternidade em funcionamento, dois setores dos quais o HU é referência em atendimento.

Mais vagas – Atualmente o hospital conta com 19 pacientes em leitos de UTI Covid, 3 a mais que a capacidade, além de 10 em enfermaria para a doença.

Para conseguir atender a demanda, as novas unidades de Terapia Intensiva serão instaladas onde hoje é o PAM (Pronto Atendimento Médico) do local. Ao todo o HU passará a ter 27 leitos de UTI mais os 10 da enfermaria.

Suspensos – Assim que estiver tudo pronto no hospital, as cirurgias de pacientes sem covid que seriam programadas para ocorrer no local serão suspensas.

“Serão suspensas porque com a abertura de novos leitos covid teremos que remanejar equipes, monitores e bombas de infusão do Centro Cirúrgico para o atendimento de pacientes com Covid”, explica a assessoria do hospital.

No entanto, o hospital ressalta que os pacientes que já estão internados aguardando as cirurgias serão atendidos. “Estamos fazendo as cirurgias dos pacientes que já estão internados para começar a remanejar equipes e equipamentos”.

Somente em 2020, o hospital chegou a realizar 11 cirurgias por dia, o que somou 1.099 realizadas no ano inteiro. No entanto, neste ano alguns pacientes terão de aguardar mais um pouco.

Aparelhos – O Hospital Universitário aguarda receber oito respiradores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande para só então informar quando o atendimento voltado aos pacientes com covid inicia.

“Estamos na dependência da Sesau enviar 8 respiradores para transformar os 8 leitos da área amarela do PAM em leitos de UTI Covid”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.