Vai viajar? Ônibus só podem funcionar com 50% da capacidade em MS

Quem precisa viajar para outra cidade precisa ficar atento às novas regras no transporte em Mato Grosso do Sul. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa, mas para quem precisa viajar, é necessário se atentar à lotação do veículo. Os ônibus e micro-ônibus intermunicipais de linha regular e de todas as modalidades de fretamento só podem operar com o limite de 50% da capacidade de passageiros. 

A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) expediu comunicado a todos os operadores para observarem essa determinação, válida até o dia 4 de abril. A orientação segue o decreto estadual, com restrições para barrar o avanço do coronavírus. 

O transporte coletivo intermunicipal está elencado entre os serviços permitidos, mas que devem funcionar de forma restrita e com os cuidados de biossegurança: atender a até 50% do limite da capacidade e promover o distanciamento social e os demais protocolos de biossegurança do setor.

No Comunicado enviado na quinta-feira (25) aos transportadores, a Diretoria de Transportes da Agepan reforçou a necessidade do cumprimento das medidas sanitárias que já estão em vigor atualmente. Ao longo do último ano, as instruções já direcionavam para o reforço na higienização dos ônibus; a atenção redobrada quanto à disponibilidade de água e sabão nos sanitários dos veículos; a oferta de álcool em gel; e para as orientações aos passageiros quanto ao distanciamento em filas, no embarque/desembarque e a obrigatoriedade de uso de máscara durante toda a viagem.

O sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado conta com cerca de 190 linhas, operadas por 31 empresas e 63 operadores autônomos; e, no fretamento, 59 operadores na modalidade eventual, 22 no contínuo, 5 agências de turismo com frota própria, e 40 locadoras de veículo com motorista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.